Pensão alimentícia ao filho: até quando persiste essa obrigação?

16 / Outubro / 2017

Pensão alimentícia ao filho: até quando persiste essa obrigação?

É comum acharmos que quando o filho completa seus 18 anos de idade, a obrigação dos pais em lhe pagar pensão alimentícia deixa de existir, pois ele já é capaz de trabalhar e obter a própria renda. Entretanto, essa obrigação ainda persiste em alguns casos, vez que o filho ainda pode necessitar desse auxílio financeiro.

Um bom exemplo é quando o filho está matriculado em curso superior, situação em que há gastos com mensalidade, transporte e material didático. Esses fatos dão conta de que o filho ainda não consegue sobreviver de forma independente, sendo a pensão alimentícia mantida até a efetiva conclusão do curso, conforme entendimento majoritário das Câmaras especializadas em Direito de Família, que compõem o Tribunal de Justiça gaúcho.

Entretanto, se o filho já atingiu a maioridade, não estuda e tampouco é portador de alguma doença grave, inexistindo motivo pelo qual se justificaria a manutenção da pensão alimentícia, é possível requerer o fim da obrigação de prestar alimentos, mediante o ingresso da chamada ação de exoneração de alimentos.

 

* As notícias aqui escritas destinam-se ao público leigo. São escritas em linguagem comum e de fácil compreensão.


Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function PHPWee\each() in /home1/posse087/public_html/igc/cache/src/CssMin/CssMin.php:2223 Stack trace: #0 /home1/posse087/public_html/igc/cache/src/CssMin/CssMin.php(2316): PHPWee\CssMin::initialise() #1 /home1/posse087/public_html/igc/cache/phpwee.php(3): require_once('/home1/posse087...') #2 /home1/posse087/public_html/igc/cache/class.cache.php(11): require_once('/home1/posse087...') #3 /home1/posse087/public_html/igc/cache/class.cache.php(93): Cache->compressHtml('<!--\nauthor: W3...') #4 /home1/posse087/public_html/igc/roteador.php(94): Cache->Fim() #5 {main} thrown in /home1/posse087/public_html/igc/cache/src/CssMin/CssMin.php on line 2223